Dicas

Fácil de manipular e com inúmeras aplicações no cotidiano, o E.V.A. é um material atóxico, gostoso de trabalhar até para quem não está familiarizado com trabalhos manuais. Selecionamos algumas dicas para auxiliar você a dar formas às suas idéias:


Preparar:


Prefira fazer seus moldes com papéis mais firmes (como a cartolina) ou o próprio E.V.A.
Para riscar, utilize um lápis bem apontado ou uma agulha fina, passando-s levemente sobre a superfície. Depois de cortadas, as partes são lavadas com detergente para retirar os resídos da marcação.


Cortar:


O estilete é indicado para áreas grandes e cortes retos. Antes de começar, assegure-se que sua bancada de trabalho esteja protegida. Uma alternativa é utilizar placas de duratex, que evitam que a mesa seja riscada com o estilete. Outra dica: os cortes ficam mais precisos e fáceis se você utilizar uma régua ou molde como guia.


Já para as áreas pequenas e curvas, a tesoura é a melhor opção. Utilize um pedaço de lixa para corrigir imperfeições, passando-a suavemente nas arestas.


Você também pode utilizar furadores. Eles são encontrados em lojas de artesanato e cortam o material com formatos divertidos ( animais, flores, etc). Basta pressionar a forma sobre a placa deE.V.A.


Colar:


Dois tipos de cola são utilizandas no E.V.A. Veja as características e especificações de cada uma delas:


Cola Quente


Este tipo de cola permite uma aplicação precisa com o uso da pistola. Contudo você deve tomar cuidado com a temperatura, prevenindo para que a cola não entre em contado com os dedos ou roupas.
Para evitar que a cola solte fios sobre a peça, pressione levemente a ponta da pistola na superfície antes de retirar.


Cola de contato


A cola de contato possui forte odor, portanto ao trabalhar com ela recomendamos o uso de máscara. Aplique com pincel, lembrando que apenas um pouco de cola é suficiente. Espere secar um pouco para unir as duas partes.
Para colar pedaços pequenos e fazer mosaicos, passe a cola em pedaço que não será utilizado, como uma sobra. Espere um minuto e utilize outro pedaço para aplicar a cola. Depois é só colocar a peça no lugar e esperar até a secagem completa.


Lembramos que a cola de contato é permanente, uma vez colado não é possível desfazer.
Armazene a cola em local livre do contato com crianças e/ou animais.


Dicas e truques:

**COLAGEM: Pode ser feita com cola quente, cola de contato ou cola de preparação – as duas ultimas são mais eficientes.

-A cada etapa de colagem espere a cola secar antes de partir para a nova fase, assim as peças não saem da posição.

-Não exagere na quantidade de cola,no caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada, una e separe em seguida as duas partes, deixe secar por uns 15 segundos e una-as novamente, assim estará definitivamente colada.

-O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície, qto maior, mais tempo. Sendo assim, verifique q ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos, e so qdo isso ocorrer as peças poderão ser unidas.

- Cola quente provoca ondulações no trabalho, use-a apenas se quizer moldar o EVA.
Outro problema com a cola quente é que solta fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.

-Se cair cola sobre o EVA remova-a imediatamente com um pano umedecido em Álcool.

**CUIDE-SE: Trabalhe em local arejado e use mascara, o cheiro da cola é muito forte e pode intoxicar

**USE TESOURAS afiadas e limpas. As menores, de ponta curva, são mais indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes, ja para cortes retos utilize estilete e régua.

**OUTRA DICA PARA CORTAR O EVA com precisão é utilizando cortadores de Biscuit (ou aqueles de alumínio para bem-casados) marque o desenho pressionando o cortador com o desenho escolhido sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura.

** FAÇA MOLDES das partes da arte escolhida, transferindo o risco com papel carbono para um papel cartao e recorte. Isso facilitará para q você faça varias peças idênticas e assim o trabalho rendera muito mais.(Obs: NAO UTILIZE PAPEL CARBONO DIRETO NO EVA POIS PODE MANCHAR!!)

** PREFIRA RISCAR o EVA com lápis e de leve, assim fica mais fácil de limpar caso necessario, evite canetas, a tinta da caneta não sai com a msm facilidade...

** PARA LIMPEZA da placa utilize um pano com detergente ou álcool! (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover.

**PROCURE TRABALHAR COM VAZADORES, eles facilitam os cortes de detalhes, deixando assim as peças mais bem acabadas,pois as peças muito pequenas são mais difíceis para o corte!

**PARA NAO DEFORMAR nem provocar marcas nas placas de EVA o ideal é guarda-las enroladas.

**É POSSIVEL REMOVER DOBRAS E VINCOS , por ser um material expandido, ele “obedece” sob a ação do calor. Pode ser utilizado ferro de passar roupas e até mesmo um secador de cabelos resolve o problema.

**APROVEITE TODAS AS SOBRAS para recortar figuras pequenas, fazer flores, olhos bocas, corações estrelinhas, etc... da pra utilizar em diversas coisas, fazer enchimentos substituindo a manta acrílica, pra fazer mosaicos .... guarde tbm para fazer apliques, e quem sabe seja mais uma fonte de renda. Nada no EVA é descartado.

** SEMPRE Q FOR FIXAR materiais diversos no EVA raspe um pouco o local com estilete para fikar poroso, assim facilitará a penetração da cola. Cole tecidos, galão, veludo, sintético, paetês, pedras, purpurina, pelúcias , enfim, tudo q sua imaginação desejar!!!

O sucesso de suas peças está na sua CRIATIVIDADE.
A surpresa vem, principalmente da habilidade e da capacidade de produzir peças belíssimas e divertidas. Personalize seus trabalhos com seu toque de leveza, harmonia e beleza! Inspire-se nestas dicas preciosas....


Nenhum comentário: